domingo, 10 de janeiro de 2010

Martim: um pescador do manguezal.

A fêmea de Martim-pescador-grande Ceryle torquata vôa para fugir da canoa do passarazzi.
 Pescadores alados ou não, que ficam na margem à espreita do peixe que passa pelos canais ricos em matéria orgânica dos manguezais são admirávelmente persistentes.

Ceryle torquatus fêmea faz pose no mangue.

O pássaro Martim pescador é chamado de “Guarda-rios” pelos portugueses talvez pelo hábito de permanecer nas margens com os olhos fixos no rio ou canal... Nas lagunas de Veneza deve ocorrer o Alcedo atthis ou European kingfisher colorido de azul e laranja e com os mesmos hábitos pescadores. No Brazil temos alguns verde-e-branco verde-e-vermelho e outros de um azul-pastel com faixas bordô e branco no peito e no pescoço. O Martim-pescador-grande, Ceryle torquatus, se distribui desde o México até a Terra-do-fogo no extremo sul do continente americano.

Martim-pescador-verde Chloroceryle amazona, Martim-pescador-pequeno Chloroceryle americana, Martim-pescador-da-mata Chloroceryle inda, Martim-pescador-anão Chloroceryle aenea são os que ocorrem no Brasil porém os dois últimos eu ainda não vi.


Martim-pescador-verde Chloriceryle amazona
  Estão entre meus pássaros preferidos, então, com meu comportamento/passarazzi fugindo do controle, passei a persegui-los, mas eram muito rápidos - logo se afastavam como caças-a-jato de última geração – um dia fui remar num mangue cheio de peixes e voilá, lá estavam eles... Como um “paparazzo” capturei as imagens deles na entrada (ou na saída) do seu “restaurante” preferido.


Ceryle torquatus macho.
 Uma curiosidade é que a Umbanda (ritual de origem africana) deu o nome de Martim-pescador a um de seus caboclos ou encantados. Para alguns estudiosos não seria um orixá, mas uma entidade menor apenas de ligação entre nós mortais e os desígnios do além. Um possível Hermes emplumado, bom, velocidade semelhante ao Mercúrio mitológico eles até que tem.

Garças-azul ou morena Egretta caeruleas.
  Vivem solitários formando casais na época da reprodução para se revezar no trabalho de criar os filhotes sempre pescando.

Ao observa-los de perto, atravez das lentes 400mm, parecem uns loucos de desenho animado que te olham fixo e gritam: crá-cráaa.... antes de sair voando alucinadamente para longe...

Outros notórios pescadores dos mangues e estuários são os Biguás Phalacrocorax brasilianus (cormorán), Savacus Nyctanassa violacea e a Garça moura Ardea cocoi , representando os mamíferos temos também as Lontras Lontra longicaudis que flagramos no mangue brincando depois da pescaria diária e o caranguejo (Goniopsis cruentata) que aqui nesta página é o único representante da turma dos“peixes”.



Goniopsis cruentata

  ERRATA:
No Ridotto de dezembro, por motivo de forças casuais agindo na internet entre a ilha de Sta. Catarina no Brasil e a Ilha venesiana aí na Italia, he he.. acabei cometendo uma gafe ornitológica, ou melhor, errei feio. Ao ficar em dúvida sobre uma identificação optei pela Andorinha morena ao invéz de optar pela correta Andorinha serradora Stelgidopteryx ruficollis, fica assim registrado a correção e minhas desculpas esfarrapadas...
Ceryle torquatus
Neno Brazil
Ilha de Santa catarina
Janeiro de 2010